Dra Cassia Domingues

Mastectomia masculinizadora

Não se trata de vaidade.

O direito à transformação é a essência da cirurgia plástica humanizada. A cirurgia de mastectomia faz parte do processo de aceitação da pessoa transgênero.

Sobre a

Mastectomia masculinizadora

A mamoplastia masculinizadora, também conhecida como mastectomia masculinizadora, é indicada para pacientes transgêneros que desejam a masculinização do tórax e que tenham iniciado o processo de hormonização, pois desejam mudar suas características físicas.

Durante a cirurgia de mastectomia masculinizadora, também são realizadas a redução da aréola e do mamilo, assim como o reposicionamento, a fim de oferecer um aspecto masculino ao tórax.

Este procedimento em nada se parece com uma mamoplastia feminina redutora radical, pois seu conceito e execução são diferentes e ele depende do volume e queda da mama preexistente.

Indicada para seios pequenos com cicatrizes resultantes quase imperceptíveis ao redor da metade da aréola. Os mamilos também podem ser reduzidos.

Técnica escolhida quando as mamas são flácidas, médias ou grandes. É feita a retirada de pele e glândula através de um desenho de fuso horizontal, ajustando o novo formato e enxertando um complexo areolomamilar com redução do mamilo, se necessário.

Podem ser necessários alguns dias de internação, dependendo do tipo de procedimento realizado, o que leva, em média, de um a dois dias, porém, recomenda-se que, nos primeiros 30 dias, haja um cuidado maior, com repouso absoluto na primeira semana. Após dois meses do procedimento, fica liberado para exercícios físicos.

Dependendo do tamanho das mamas originais, o tamanho das cicatrizes pode variar.

Obs.: o Conselho Federal de Medicina e o Ministério da Saúde recomendam que a pessoa que deseja realizar a mastectomia masculinizadora deve passar por acompanhamento multidisciplinar, com psicólogo, psiquiatra, endocrinologista, assistente social e cirurgião plástico por, no mínimo, dois anos. Esse período é muito importante para o paciente se certificar da transformação que pretende fazer em seu corpo.