Dra Cassia Domingues

Cirurgias

Descubra como a Cirurgia Plástica pode realçar sua aparência e elevar sua autoestima.

Cirurgia

Lifting facial

Um dos procedimentos mais procurados na cirurgia plástica atualmente tem a finalidade de melhorar os sinais decorrentes do envelhecimento no rosto e no pescoço.

A ritidoplastia, ou lifting facial, tem sido cada vez mais procurada por mulheres e homens que desejam uma aparência mais nova, de forma natural, melhorando o aspecto do rosto e do pescoço, diminuindo a flacidez da pele e levantando as estruturas mais profundas da face.

O lifting facial é indicado para quem deseja dar um fim:

Geralmente a cirurgia de lifting para melhorar o contorno do rosto e pescoço é feita em pessoas que tenham idade entre 45 e 50 anos, porém, cada vez mais pacientes que passaram por grandes emagrecimentos ou por cirurgia bariátrica têm recorrido ao lifting facial para amenizar a flacidez na face e dar um fim à aparência envelhecida.

O procedimento de lifting facial é feito reposicionando as camadas profundas do rosto e músculos do pescoço e evitando exageros de pele excessivamente esticada, que descaracteriza os traços naturais da pessoa. O objetivo do lifting facial é proporcionar um resultado jovem e natural para quem não deseja que os estigmas do envelhecimento interfiram na forma como se sente.

Cirurgia

Blefaroplastia

A cirurgia plástica das pálpebras atua removendo o acúmulo de gordura, a flacidez e o excesso de pele no entorno dos olhos, promovendo um rejuvenescimento da região e melhorando a aparência das pálpebras superiores e inferiores.

Não é raro que pessoas recorram à blefaroplastia como uma cirurgia funcional, pois as pálpebras, que podem sofrer alterações decorrentes de traumas e doenças, podem afetar a visão.

Além do envelhecimento, ainda podem ser corrigidas ou minimizadas alterações hereditárias através da blefaroplastia, que torna o olhar mais descansado, fresco e alerta, colocando fim ao semblante triste, cansado ou envelhecido.

Geralmente, a cirurgia é indicada a partir dos 40 anos. Em pessoas mais jovens, ela costuma ser feita quando o problema está relacionado a fatores genéticos.

Cirurgia

Lifting labial

Diferentemente do preenchimento labial com ácido hialurônico, o lifting labial tem foco nos resultados definitivos.

O procedimento reposiciona e encurta a distância entre o lábio superior e as narinas, rejuvenescendo toda a região e conferindo um aspecto mais harmônico à face como um todo.

Como o preenchimento com ácido não corrige e, por vezes, até evidencia a assimetria da região nasolabial, o lifting labial corrige a distância entre lábio superior e columela (base do nariz), deixando-a com as medidas entre 13 e 15mm.  

Outro cenário no qual o procedimento é indicado é quando o volume labial, geralmente em pacientes mais jovens, é menor, em decorrência de fatores genéticos.

Cirurgia

Mastopexia

Envelhecimento natural, amamentação e oscilações de peso são fatores combinados à redução da produção de colágeno, gerando dano à pele da mama.  Esses fatores, somados ao processo natural de substituição do tecido glandular, mais rígido, pelo tecido adiposo, que é mais flácido, faz com que os seios se tornem menos resistentes ao efeito da gravidade e apresentem queda.

A mastopexia é a cirurgia que levanta e remodela os seios através da retirada de pele excedente e do reposicionamento das aréolas e do tecido mamário. O uso de próteses de silicone pode ser realizado ou não, de acordo com o tamanho das mamas.

Quando realizada com prótese, a técnica utilizada é a de alça de sustentação muscular, o que confere à paciente maior durabilidade do procedimento e melhor resultado da cirurgia. Para a melhor sustentação dos tecidos, o sutiã interno fixa de forma mais eficiente os sulcos inframamários.

Cirurgia

Mamoplastia redutora

A mamoplastia redutora, ou redução das mamas, remove o excesso de tecido glandular, gordura e pele, deixando a mama com um volume e tamanho proporcionais ao corpo e aliviando o desconforto provocado pelo peso de seios volumosos, bem como a má postura e as dores nas costas.

Além da redução das mamas em um aspecto funcional, é levado em consideração o componente estético, pois existe uma preocupação com a simetria dos mamilos, da mama, do posicionamento e da qualidade da cicatriz, que geralmente é em padrão de T invertido ou em L, o que varia de acordo com o tecido mamário da paciente.

A cirurgia para redução de mama pode ser feita a depender do prejuízo psicossocial, a cirurgia pode ser realizada ainda na adolescência, pois, na maioria dos casos, a mama já se encontra completamente desenvolvida e seu resultado costuma ser de longa duração, podendo sofrer alterações pela variação de peso, gestação ou mesmo pelo envelhecimento natural.

Cirurgia

Mamoplastia de aumento

A mamoplastia de aumento, também chamada de cirurgia de aumento das mamas ou de prótese de silicone, é um dos procedimentos mais realizados no país. A cirurgia utiliza implantes que dão volume aos seios ou restauram o volume natural que pode ter sido perdido após perda de peso ou gestação.

A cirurgia de prótese de silicone não é igual para todas as mulheres. Para conquistar um aspecto natural, devem ser levadas em consideração as características físicas individuais e expectativas em relação ao resultado.

A escolha da prótese de silicone ideal é feita em conjunto: médica e paciente, pois fatores como altura, qualidade da pele, largura do tórax e estilo de vida são preponderantes na escolha do tamanho e formato do silicone. 

Sempre que houver gestação ou variação de peso, os resultados da mamoplastia de aumento podem ser alterados.

Cirurgia

Abdominoplastia

Seja por conta de gravidez ou após ciclos de ganho e perda massiva de peso, o conjunto do abdome sofre algumas consequências. A primeira delas é a diminuição da força de sustentação dos tecidos e da pele, o que cria um “avental” formado pela pele flácida na parte mais baixa do abdome.

Não é raro que a musculatura abdominal fique enfraquecida por conta da distensão intra-abdominal causada pela gravidez, resultando em um  aspecto estético ruim do abdome com o passar do tempo.

A abdominoplastia retira o excesso de pele e gordura, tratando o abaulamento da musculatura, a diástase, assim como a flacidez, tanto da pele quanto muscular.

Cirurgia

Ginecomastia masculina

A ginecomastia é encontrada em inúmeros graus, desde uma mínima hipertrofia glandular abaixo da aréola até uma mama que tem o aspecto feminino.

A correção da ginecomastia é recomendada para os homens com excesso de gordura localizada nas mamas, desenvolvimento excessivo do tecido glandular ou uma mistura de ambos os fatores.

Um dos motivos mais fortes que fazem com que homens recorram à cirurgia é devido aos danos emocionais e à autoconfiança. Esta é uma condição relativamente comum, por diversos fatores, como hereditários, doenças, alterações hormonais ou mesmo pelo uso de alguns medicamentos.

Cirurgia

Otoplastia

A cirurgia da orelha não corrige só o abano, mas também refaz as curvas e os contornos de uma orelha normal.

O procedimento de otoplastia é indicado para quem deseja harmonizar os traços faciais e para melhorar a autoestima de adultos e crianças com orelhas excessivamente grandes, deformadas ou projetadas.

Trata-se de um procedimento, realizado sob anestesia local e sedação e que pode ser feito em crianças a partir dos 6 anos de idade, por meio de incisões discretas, colocadas atrás da orelha, que dão uma aparência natural após a otoplastia.

Cirurgia

Rinoplastia

A rinoplastia, ou cirurgia plástica do nariz, é procurada por quem deseja corrigir a proeminência do dorso ósseo (giba),  ponta caída ou globosa, narinas alargadas, além de corrigir desvios e assimetrias.

O objetivo da rinoplastia é corrigir estas imperfeições e oferecer um aspecto natural ao nariz, sempre respeitando as proporções faciais e levando em consideração as características anatômicas de cada paciente, tais como o formato das cartilagens, a estrutura óssea e a espessura da pele.

Além disso, o tratamento da função respiratória será realizado juntamente com a cirurgia estética, sempre que indicado.

Cirurgia

Lipoaspiração

Uma das cirurgias mais conhecidas no país, a lipoaspiração é responsável por promover uma verdadeira remodelação do corpo. É ela quem retira aqueles depósitos de gordura que insistem em se fixar nas coxas, cintura, flancos, braços etc., apesar da maioria que recorre a ela também ter uma rotina de exercícios e dieta saudável.

O procedimento é feito para retirar gordura de áreas específicas e atinge seus melhores resultados em pessoas que já estejam em seu peso ideal e que possuam pele firme.

A lipoaspiração pode ser realizada em diferentes zonas do corpo, sendo as mais comuns o abdome, o peito, os flancos, o “culote”, o pescoço (“papada”), as costas e as coxas, e pode ser realizada isoladamente ou em associação a outros procedimentos para redução do abdome (ex. abdominoplastia).

Cirurgia

Lifting de sobrancelhas

Se você quer mudar o olhar porque sente que as sobrancelhas caíram, você precisa conhecer o lifting de sobrancelhas.

Com o envelhecimento, é muito natural que aconteça a queda das sobrancelhas. Isso se dá pelo caimento da região frontal do rosto (testa) e pelo excesso de pele nas pálpebras.

Ao passar dos anos, muitas técnicas foram criadas para ter mais sustentação dessa região, com isso, o lifting de sobrancelhas se tornou uma das alternativas mais queridas do público.

Cirurgia

Bichectomia

A bichectomia muda muito a aparência do rosto, sobretudo em pessoas que desejam se livrar do formato redondo e que estão em busca de um rosto mais harmônico e silhueta afinada.

É muito procurada por pessoas que desejam afinar o rosto e que tenham bochechas grandes ou volumosas.

Cirurgia

Ninfoplastia

Ninfoplastia é o termo utilizado para se referir à cirurgia íntima da mulher. Os procedimentos estão sendo cada vez mais procurados, por motivos estritamente estéticos ou de saúde.

A ninfoplastia reduz os pequenos lábios da vagina. Um número grande de mulheres recorre a esse tipo de intervenção por apresentarem alguma espécie de hipertrofia nessa zona do corpo e desejarem corrigi-la.

Cirurgia

Correção de cicatrizes

Enquanto, para alguns, as marcas deixadas na pele são ostentadas como um troféu, para outros, o desconforto e incômodo podem afetar grandemente a autoestima.

A correção de cicatrizes é um procedimento bastante comum dentro da cirurgia plástica e visa melhorar o aspecto de cicatrizes de cirurgias prévias ou traumas causados por acidentes, problemas de pele, queloides etc.

As técnicas de cirurgia plástica e a sutura cuidadosa da ferida operatória para correção de cicatrizes não farão com que elas desapareçam, mas será promovida uma melhora no aspecto geral da pele e melhor posicionamento da cicatriz e uniformização do tom e da textura da pele.

Cirurgia

Ressecção de tumores de pele

O câncer de pele, assim como qualquer forma de câncer, pode exigir cirurgia para remover o crescimento da lesão. A reconstrução plástica do local afetado pode ser feita no mesmo ato cirúrgico da remoção, ou após a recuperação, por meio de técnicas especializadas que priorizam a manutenção da saúde física e emocional do paciente, além de buscar o melhor resultado estético.

As técnicas adotadas podem envolver desde uma sutura simples até técnicas mais complexas, com enxertos e retalhos, dependendo do local, da extensão e da profundidade das lesões. Independentemente da técnica adotada, o resultado esperado é aliar tratamento médico com resultado estético, preservando o máximo possível a sua atividade funcional.

Cirurgia

Lipoenxertia

A cirurgia que transfere gordura de uma região anatômica para outra recebe o nome de lipoenxertia. Por meio da lipoescultura, a gordura é retirada de partes determinadas (coxa, cintura e abdome) do corpo e inserida em outra zona (como, por exemplo, os glúteos).

Nesse procedimento, não existe nenhum “corpo estranho”, como o implante de silicone ou os preenchimentos de glúteos com ácido hialurônico.

Para quem deseja modelar o corpo de forma natural, a lipoenxertia é um dos tratamentos a considerar.