Entenda por que buscar a personalização na avaliação e como o atendimento individualizado mantém o compromisso de segurança nos tratamentos.
A cirurgia plástica não deve ser vista como uma solução única. Cada paciente tem suas características, necessidades e expectativas. Infelizmente, muitas pessoas têm levado a uma percepção errônea de que essa intervenção pode ser realizada em massa, sem o devido atendimento individualizado e cuidado.
O meu objetivo aqui é mostrar a importância do atendimento personalizado e do compromisso em individualizar cada procedimento, destacando que a cirurgia plástica não deve ser feita de maneira desenfreada e sem avaliação cuidadosa, pois pode oferecer riscos se feita de forma errada ou por um profissional não capacitado.
O papel da avaliação personalizada
O primeiro passo para qualquer cirurgia plástica é uma avaliação cuidadosa e detalhada, verificando o histórico da pessoa, se existem riscos, além de entender as motivações do paciente, discutir expectativas realistas e fazer uma análise completa da anatomia e da saúde geral.
Dessa forma, é possível identificar o procedimento mais adequado e planejar uma abordagem que respeite a individualidade do paciente, atendendo às suas expectativas. Afinal, cada pessoa possui uma anatomia única, bem como diferentes preocupações estéticas e desejos em relação aos resultados.
Meu compromisso com você
Personalizar um procedimento estético significa adaptar as técnicas cirúrgicas às características únicas do paciente. Isso pode envolver a escolha de diferentes tipos de implantes de mama, técnicas de lipoaspiração ou métodos de rejuvenescimento facial.
Por exemplo, em uma cirurgia de aumento de mama, o tamanho, a forma e o tipo de implante devem ser selecionados com base na estrutura corporal e nas preferências da paciente. Além disso, podem ser usados dois tipos: a prótese redonda, para deixar a mama mais uniforme e marcadinha, e a prótese em gota, que tem o polo inferior mais volumoso que a parte superior.
A primeira opção fica mais arredondada, enquanto a segunda deixa um aspecto mais natural. Então depende do resultado que você quer. Depois, é avaliado o tamanho mais adequado para o seu caso.
Outra solução seria a lipoenxertia, que pode ser realizada na mama ou glúteos. O procedimento consiste em retirar gordura em excesso do próprio corpo do paciente e aplicar na região que precisa ser preenchida. O resultado é mais natural e as chances de rejeição do corpo diminuem.
Evitando exageros e cuidando da sua saúde
O objetivo da cirurgia plástica não deve ser transformar radicalmente a aparência de uma pessoa, transformando ela em outra. É muito comum o paciente chegar no consultório querendo se parecer com alguém famoso, mas devemos preservar sua essência e identidade. O intuito deve ser melhorar aspectos específicos que causam desconforto, sempre preservando suas características naturais.
A busca desenfreada por mudanças estéticas pode levar a exageros e a um ciclo vicioso de insatisfação. Por isso, é necessário ter diálogo com o profissional que vai exercer a cirurgia, falando sobre os limites e as possibilidades dos procedimentos, focando na harmonia e na naturalidade dos resultados após atendimento individualizado.
A segurança deve ser sua prioridade.
Dra. Cássia Domingues
Médica – Cirurgia Plástica
CRM 521084399 | RQE 40.340